#MeuCorpo

Previna-se da infecção urinária

Você sabia que as mulheres têm muito mais chances de contrair infecção urinária do que os homens? Isso acontece, em sua maioria, devido à anatomia feminina, já que a uretra é mais curta e está localizada bem pertinho do ânus, o que pode facilitar o acesso das bactérias anais para a vagina.

O que é infecção do trato urinário?

A ITU (Infecção do Trato Urinário) acontece quando o trato urinário é infectado por bactérias.

Como saber se estou com infecção urinária?

Em primeiro lugar, consulte um médico! Apenas esse profissional poderá diagnosticar o que realmente está acontecendo com seu corpo. Os sintomas mais comuns da infecção urinária são: dor e ardência na hora de fazer xixi, vontade frequente de urinar (mesmo que não saia nada), urina com cheiro ruim, turva ou avermelhada e dor abdominal. Se sentir febre ou dores nas costas, podem ser sinais de que a infecção atingiu os rins.

Fatores de risco para infecção urinária:

  • Diabetes;
  • Gravidez;
  • Pedras nos rins;
  • Cateteres urinários;
  • Relações sexuais frequentes;
  • Uso do diafragma;

Você sabia que alguns aspectos simples podem fazer toda a diferença em casos de infecção urinária? Entre as principais causas para a incidência da doença, destacamos:

* Segurar xixi – Além de expelir o excesso de líquidos e toxinas do organismo, a urina ajuda a limpar a uretra, eliminando, desta forma, as bactérias. Segurar xixi impede essa limpeza natural do corpo e aumenta a chance de proliferação de bactérias.

* Não fazer uma boa higiene íntima – Sempre passe o papel higiênico no sentido frente para trás, essa medida simples evita que as bactérias do ânus cheguem até a uretra. Veja mais sobre o assunto: 5 dicas para manter a saúde íntima em dia

* Beber pouca água – Assim como o xixi, ingerir pouca água causa o mesmo dano: desenvolvimento de bactérias. O ideal é que se beba cerca de 2 litros por dia.

* Usar absorvente por muito tempo – Trocar o absorvente ou protetor íntimo, conforme tempo estipulado pelo seu médico, para evitar o acúmulo de bactérias.

Existem casos em que a infecção urinária pode passar despercebida, mas ao sinal de qualquer desconforto, é muito importante procurar por um médico para iniciar o tratamento o mais rápido possível. Seja amiga da sua saúde íntima, seja como Dermafeme!

Deixe um Comentário