A rotina pode ser corrida, a agenda pode estar sempre cheia, mas uma coisa é certa: sem saúde você não poderá aproveitar as melhores coisas da vida. Neste mês todo dedicado a conscientização sobre doenças que atingem, principalmente, as mulheres, saber quais exames são indispensáveis para cuidar-se por inteira é mais que essencial. Por isso, Dermafeme separou uma listinha com aqueles que devem ser feitos anualmente para garantir que ninguém se esqueça. Confira:

A mamografia é o principal exame para a detecção de pequenas lesões e nódulos e, por isso, é também o mais recomendado para a prevenção do Câncer de Mama. O autoexame, que te ajuda a conhecer mais seu corpo e consegue encontrar só anomalias mais desenvolvidas, é um complemento!

Mamografia: é comum que esse exame seja pedido por seu médico a partir dos 40 anos, mas essa idade pode variar de acordo com o histórico familiar e a situação clínica da paciente. Para saber quando começar, consulte um especialista, esse exame é indispensável para encontrar pequenas lesões, nódulos e calcificações nas mamas.

Ultrassom de mamas: a análise detalhada das mamas, em busca de lesões e nódulos, acontece neste exame. Como complemento da mamografia, através dele são descobertas diversas características do tecido.

Para a região genital:

Não fica com medo não, amiga! Os exames que te ajudam a se cuidar podem ser um pouco incômodos, mas são de extrema importância! E aqui vai uma dica: converse com o profissional que for realizá-los, ele é treinado para o procedimento e pode te explicar direitinho o que está acontecendo pra te acalmar!


Papanicolau:
esse exame consiste em uma “raspagem” das células do colo do útero e uma análise profunda do canal. Ele pode detectar doenças como câncer do colo do útero, infecções por fungos, herpes, verrugas e doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, candidíase, gonorreia e muitas outras, sendo de suma importância para a saúde íntima antes ou depois da primeira relação sexual, dependendo do aconselhamento médico.


Colposcopia: permite o exame do colo do útero e da vagina com lentes de aumento. Materiais biológicos podem ser coletados, caso haja alguma lesão. Junto com o papanicolau, é um importante método para descobrir anormalidades na região.


Ultrassom transvaginal: esse exame, feito com um pequeno aparelho introduzido no canal vaginal, exibe imagens dos órgãos internos, como útero, trompas de falópio, ovários, colo do útero e vagina, diagnostifica cistos, infecções, gravidez ectópica e câncer.

Viu como todos eles são importantes, amiga? E mesmo que alguns sejam um pouco desconfortáveis, trazem dezenas de benefícios para a nossa saúde. Não há nada tão bom quanto ter a certeza de estar bem. Cuide-se por inteira!

Deixe um Comentário

SAC – Nosso SAC também pode ouvir você!
0800 704 4647 | Horário de atendimento das 09:00 às 17:00H, de segunda à sexta-feira.